
Poupatempo Suzano
Suzano/SP
Ficha Técnica
Tipologia de Projeto: Institucional
Responsável pelo Projeto: Bruno Amadeu
Equipe de Projeto: Bruno Amadeu, Livia Mance, Renata Cardoso, Jéssica Cardoso e Guilherme Moreira
Ano da elaboração: 2023
Localização: Suzano, SP – Brasil
Área construída: 4.890m²
Fotografo: Bob Nunes
Execução: Construtora Edan




















Descritivo
Localizada no município de Suzano, região da Grande São Paulo, a Praça e o Poupatempo nascem em uma realização coletiva entre órgão público (Município de Suzano) e privado (Suzano Shopping), com o intuito de atender às necessidades dos moradores, área para uso da instituição (Poupatempo) e o acesso ao Shopping.
Pensando na melhoria da mobilidade urbana e na utilização do Shopping da região, ocorreu a parceria entre instituição pública e privada, com a elaboração de um projeto que agregasse valor para ambos os setores. Desta forma, foram efetuados setorizações e fluxogramas que viabilizaram a circulação dos pedestres por toda a área, desde a chegada pelo transporte público e a utilização da infraestrutura privada.
O programa de necessidades foi dividido em dois setores. O setor Institucional para o Poupatempo, com estrutura para comportar trinta postos de atendimento e autoatendimento, em uma área de 1.500m² e 1.000m² de área construída. E o setor público, com 6 vagas para parada de veículos públicos (vans) e locais para utilização pública, em uma área próxima de 3.390m² e 220m² de área construída.
Em ambos os setores, toda a circulação contempla saídas que ligam ao Shopping existente, levando o público aos seus acessos principais.
A volumetria é marcada por dois fatores. O primeiro, na construção do Poupatempo, pela preservação das características existentes na edificação do Shopping, em um plano horizontal em caixote. O segundo, na cobertura da Praça, marcando a leveza de uma construção.
Essa volumetria se funde com o paisagismo presente no local, caracterizado por árvores com grandes copas (nos seus futuros crescimentos) para criação de áreas de sombras para futuro uso público, tornando a praça um ponto de convívio.
A materialidade é expressada por elementos singulares como, as grandes esquadrias de vidro, chapas de ACM (alumínio composto) que percorre a edificação e os rodapés de granito corumbá que emolduram as paredes da edificação do Poupatempo, na estrutura metálica e madeiramento da cobertura da Praça e nos desenhos lineares do piso externo de concreto intertravados de ambas as áreas.
© Bruno Amadeu Arquitetura todos os direitos reservados.